Detecção de Vazamentos e Infiltrações por Termografia 3D

Como funciona, vantagens e problemas detectados

Detecção de Vazamentos e Infiltrações por Termografia 3D

Você já ouviu falar em termografia? Essa é uma tecnologia moderna, mas que pode ser usada em sua casa ou empresa para auxiliar na busca por vazamentos nas tubulações. Em tempos de crise hídrica e econômica, tudo que pode nos ajudar a economizar água e dinheiro é muito bem vindo.

Apesar dos termovisores serem um equipamento bem moderno, essa é uma tecnologia que já é usada há certo tempo em outros setores. Na medicina, por exemplo, as variações de calores detectadas através da termografia auxiliam no diagnóstico de tumores. Porém, agora, é possível usar toda essa tecnologia na manutenção de sua casa ou empresa.

Como funciona a Termografia?
A termografia é uma técnica que registra imagens através do calor. Com sensores de caloria, ela é usada para registrar todas as paredes, piso, teto de prédios e descobrir diferentes níveis de temperatura.

Com a termografia, é possível descobrir locais em que o isolamento do prédio está com problemas, por exemplo, infiltrações de água e, até mesmo, vazamentos na tubulação de esgoto. Ela permite uma análise muito ampla de toda a estrutura em pouquíssimo tempo.

Vantagens da Termografia
Os termovisores são alguns dos equipamentos mais modernos no mercado de prestação de serviços. Com eles, é possível verificar diversos problemas estruturais de sua edificação sem o famoso quebra quebra e com resultados na hora.

As variações de calor que são apresentadas através dos termovisores permitem que encontremos vazamento na tubulação em poucos minutos e que se conheça o foco exato destes vazamentos.

O acompanhamento em tempo real das variações de calor da parede através da termogragfia permite que o encanador quebre a parede ou piso exatamente onde está o vazamento, evitando aquela grande obra que era realizada antigamente apenas para procurar e resolver um vazamento.

Outros problemas detectados
Além das vantagens já citadas, a termografia tem muitos outros benefícios em relação a outros métodos para encontrar vazamentos. Além de dectetar os vazamentos na tubulação, ela também permite encontrar muitos outros problemas.

A queda de temperatura, por exemplo, pode indicar um vazamento de ar na estrutura. Isso significa que existe ar passando pelas paredes do imóvel, o que faz a temperatura cair. Reparando este problema, é possível ter uma grande economia de energia com o ar-condicionado.

O bolor e mofo também podem ser identificados através da termografia. Problemas que parecem pequenos, mas podem trazer grandes problemas para a estrutura da casa ou empresa.

Além disso, umidade, entrada de água e ar pelas portas e janelas, pontes térmicas, problemas com vedação e mal isolamento estão entre os problemas que podem ser detectados através da termovisão.